Translate

terça-feira, 6 de maio de 2014

Como seria o sincretismo do libertarianismo com o conservadorismo?




Já tendo visto antes o que é liberalismo, devemos agora entender como funciona sua participação com o conservadorismo, de modo a um não contradizer o outro. F. A. Hayek identificou duas tradições diferentes no liberalismo clássico: a "tradição Britânica" e a "tradição Francesa". Filósofos da tradição Britânica como David Hume, Adam Smith, Adam Ferguson, Edmund Burke e William Paley representam uma tradição que articula fé no empirismo, na common law, e em costumes e instituições que se desenvolveram espontaneamente através dos tempos. O liberalismo britânico representa os valores do liberalismo conservador, sendo influenciado pela Revolução Gloriosa, onde o rei britânico Jaime II foi deposto, de 1688 e pela Revolução Americana de 1776. Por sua vez, a tradição Francesa inclui Rousseau, Condorcet, a Encyclopédie e os Fisiocratas, acredita no racionalismo e nos poderes sem limites da razão e algumas vezes demonstrou hostilidade à tradição e à religião, sendo mais radical e predominante na Revolução Francesa. Enquanto a tradição britânica se baseia na ideia de reforma e gradualismo, a tradição francesa é essencialmente revolucionária.

Um ponto fundamental de tensão entre conservadores e libertários é a questão da coerção.  Porém, se for aceito que um indivíduo não deve ser coagido a seguir costumes e manter as tradições, então passa a haver vários pontos em comum entre conservadores e libertários. Rothbard, para citar o exemplo de um libertário, aderia alegremente a vários aspectos do pensamento conservador.  Em um de seus últimos ensaios, ele fez um apelo a seus companheiros libertários, advertindo que os libertários frequentemente, porém erroneamente, assumem "que os indivíduos estão ligados uns aos outros somente pelos vínculos das trocas de mercado", esquecendo que "todo mundo necessariamente nasceu em uma família" e "cada indivíduo nasceu em uma ou em várias comunidades entrecruzadas, as quais normalmente incluem um grupo étnico, com valores específicos, culturas específicas, crenças religiosas e tradições próprias."

Este blog, e seus editores, seguem a tradição britânica do liberalismo clássico, a única que em nossa visão é capaz de garantir uma sociedade verdadeiramente livre e preservar as ordens espontâneas que brotam das interações humanas. A atomização conduz a um aumento das funções estatais, tal aumento sempre foi precedido pela destruição das instituições sociais tradicionais que espontaneamente brotaram na sociedade. Acreditamos que os tradicionais "corpos intermediários" (famílias, igrejas, , associações, comunidades locais) criam uma esfera de proteção do indivíduo contra o estado e dispersam o poder através da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário